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Sempre que criamos um blog, seja de fofocas, futebol ou de qualquer outro nicho, queremos visitas. Muitas visitas. E queremos sempre do dia para a noite. Todavia, elas por si só não são o fator mais importante. Não adianta colocar seu artigo em um agregador de conteúdo israelense, por exemplo, pois todos que entrarem não entenderão uma vírgula do que você escreveu, logo sairão pela mesma página que entraram (aumentando a taxa de rejeição) e nunca mais voltarão.

A melhor visita é aquela que a pessoa fica presa, em um bom sentido, no seu site. Ela entra em um artigo e vai para outro, navegando por todo seu diretório. Esses são os leitores que lhe trarão dinheiro, credibilidade e visualizações de página.
Toda pessoa que entra contabiliza como uma visita; mas cada visita pode gerar inúmeras visualizações de páginas.

Benefícios das visualizações de página

Visualizações de páginas

Além de saber que seus artigos estão sendo lidos, mesmo sendo antigos, o maior benefício é financeiro. As campanhas CPM pagam a cada 1000 visualizações. Se você conseguir 500 visitas em um dia e cada uma ler 2 páginas, você terá 1000 visualizações. Agora, se você fizer um trabalho bem feito, os visitantes poderão navegar por muito mais páginas. Imagina se 100 visitantes entrarem em 10 páginas cada um? Com 500 visitas, você terá 5x mais lucros. É muito mais dinheiro pra você!

Por que estou tendo poucas visualizações?

O Google Analytics é uma boa ferramenta para controle. A taxa de rejeição mostra quantas pessoas a cada 100 saíram pela mesma página que entraram. Quanto maior a taxa, pior para o blogueiro. Isso pode indicar diversos fatores:
  • O conteúdo não está prendendo o leitor: se o visitante sair pela mesma página que entrou, provavelmente ele não gostou do artigo, pois se fosse bom, ele iria conhecer os outros textos do site.
  • Não há saída para outros artigos: na barra lateral, no próprio artigo e no menu devem ter links para outras áreas ou artigos do seu blog, pois facilitará a navegação do mesmo. Se não tiver "Artigos Relacionados" no final de cada texto ou na sidebar, talvez ele não tome ciência sobre outro artigo legal que você tenha.
  • As visitas não são de qualidade: esta frase é muito usada para remeter aos agregadores. Estes sites colocam diversos artigos em um local só e as visitas costumam ser altas. Entretanto, não são de qualidade, e muitas vezes fazem só número.

Estratégias para aumentar o número de visualizações

Agora que você já sabe porquê seu blog tem poucas visualizações por visitas, está na hora de corrigir.
  • Links on-page: Como eu havia dito anteriormente, o visitante tem que saber que há muito mais artigos legais dentro do seu blog. Para isso, uma boa dica é linkar palavras dentro de cada artigo e dar conselhos entre parágrafos. Desta forma, ele ficará dando voltas dentro do seu blog, gerando mais visualizações, e aumentando seu lucro.
  • Widget Posts Relacionados: Esta ferramenta costuma funcionar bem. Ela pode ficar situada ao lado do artigo, na sidebar, ou embaixo dele.
  • Dividir artigos longos: Outra forma efetiva é escolher um assunto grande e dividi-lo em diversas partes. Vamos supôr que falemos sobre SEO (Search Engine Optimization). Por ser um assunto longo, se publicarmos um texto só, ele ficará do tamanho de um livro. Então faça uma série de artigos sobre SEO, pois quem leu a primeira parte, irá ler a décima, a vigésima e assim você conseguirá mais visualizações. Além disso, um texto muito comprido torna-se cansativo.
  • Criar artigos relacionados: Tomemos como exemplo um site de costura. Quando o autor escrever sobre técnicas avançadas, ele poderá colocar uma deixa para a pessoa ler artigos básicos e intermediários, prendendo o leitor por diversas páginas até que seja capaz de entender a técnica avançada. Em um texto sobre a final do Mundial de Clubes, por exemplo, você poderá chamar o leitor para ler artigos anteriores sobre o mesmo campeonato, de forma que ele se situe na história.
  • Mas, acima de tudo, a principal "técnica" para manter o visitante lendo seus artigos é criar bons textos. De nada adianta fazer tudo direitinho e os artigos serem ruins. Para tal não há dicas que resolvam, somente ler mais e escrever, pois a experiência tem um importante valor na internet.

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